O Último Trem

A passagem do último trem na rua principal do centro de Colatina (ES) em outubro de 1975 é o ponto de partida para criação deste drama que envolve uma família vendedora de cocada na estação.
Fabricio Bertoni

Fabrício Machado Bertoni nasceu em 1985 em Colatina, no ES. É vendedor e joga futebol no Palmeirinha, time amador local.

Certa vez, ouviu de amigos o relato sobre a retirada dos trilhos da ferrovia do perímetro urbano de Colatina, em meados da década de 70. Naquela época, a cidade era dividida ao meio cada vez que o trem passava, bem no centro comercial em expansão.

Há alguns anos, Fabrício vinha se dedicando a registrar em vídeo pequenos acontecimentos locais, como festas populares. Agora, ele vai fazer um filme de verdade! “O Último Trem” é uma ficção sobre o impacto da mudança dos trilhos na vida de uma familia humilde, que tirava seu sustento da venda de cocadas na velha estação de trem.

Diário de Bordo

Período de gravações: 27 a 29/01 de 2023

Itapina

A história do Fabrício se passa em 1975. Itapina foi o local escolhido para as gravações por sua arquitetura antiga e belíssimas paisagens, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, Itapina é distrito de Colatina, no ES e foi, no passado, um polo comercial de café.

A ponte inacabada sobre o Rio Doce

As primeiras cenas filmadas foram os meninos soltando pipa na antiga ponte histórica inacabada sobre o Rio Doce e a estrada de ferro. Fabrício teve que ensinar os meninos a soltar pipa!

Pelas ruas de Itapina

A chuva deu uma trégua mas o sol, não. Ainda bem! Os meninos nas ruas vendendo cocadas.

Cozinhando cocadas

As cocadas vendidas na estação já estavam prontas e foram feitas, na véspera, por Dona Maria Dulce, mãe do Fabrício. Mas era preciso gravar a cena da mãe cozinhando. Quem ficou, então, com a tarefa de refazê-las em cena foi Gizeli. Uma curiosidade: Gizeli vendia manga na estação quando criança, assim como os meninos do filme vendem as cocadas.

Objetos de cena

Os objetos antigos que já existiam na casa de Dona Fia e foram utilizados em cena.

Externas no jardim

As cenas no jardim, onde as crianças jogam bolinha de gude (que o Fabrício também teve que ensinar), e o quarto dos meninos.

Nossas anfitriãs em Itapina

Na foto a família que, além de ceder a casa para locação, recebeu nossa equipe:  Dona Fia, sua sobrinha Márcia, sua cuidadora Gizeli e sua filha Mayra, além de Patrícia e Simony, produtoras do IMA. Gizeli, que vendia manga na estação quando criança, assim como os meninos do filme, foi quem cozinhou as cocadas no set.

Elenco

Nosso elenco: os meninos Lucas e Davi e a mãe, a atriz Marcia Strey. Na primeira foto com Fabricio, o diretor.

Estúdio

As imagens do trem, que hoje não passa mais no centro de Colatina, serão feitas através da montagem com fotos históricas. Por isso os personagens foram fotografados em estúdio e as cenas serão montadas posteriormente.

Equipe

Nossa equipe completa! Na fila de trás, Fernanda Moreira, mãe do Lucas, que fez uma participação no filme e Yasmin Marques, técnica de som. Na fila do meio Patricia Cortes, nossa produtora; André da Costa Pinto, cineasta e consultor de roteiro e direção de atores; Rafael Mazza, diretor de fotografia, Márcia Strey, atriz que interpreta a mãe; Kaio Henrique, assistente de produção local. Na frente, os atores mirins, Lucas Nunes Borghi e Davi Lopes Légora e, com a claquete, o diretor, produtor e roteirista Fabricio Machado Bertoni.

Clima de festival de rock

Colatina, ES - 07/07

Olhando para essas imagens, não parece um festival de rock? Dizem que Colatina tem o segundo pôr do sol mais bonito do mundo. O primeiro? Ninguém sabe ao certo. Foi nesse cenário que estrearam 2 filmes do circuito: “Colatina, A Princesa do Rock”, de Nilo Tardin, e “O Último Trem”, de Fabrício Bertone. Os dois nos levaram de volta ao passado, cada um para uma época diferente.

Afrânio Serapião, autor das imagens do trem

Colatina, ES - 07/07

Fabricio Bertoni com Afrânio Serapião, autor das fotos históricas que serviram de “cenário” para o filme “O Último Trem”. O fotógrafo estava na plateia, ao lado da esposa, da filha e dos netos.

Elenco na platéia

Colatina, ES - 07/07

Nilo com Mariana de Lima, editora do seu filme e Patrícia Cortes, produtora de set; abertura da sessão com diretores e parte dos elencos; Marcia Stray, atriz de “O Último Trem”; o diretor Nilo com Lu Maravilha e, na sequência, alguns dos rockeiros “raiz”, de “Colatina, A Princesa do Rock”.

Oficinas

Durante as oficinas, cada diretor filmou uma cena de seu roteiro usando colegas e professores como atores e técnicos. As filmagens ficaram por conta de Ana Rezende, professora e diretora de fotografia. Com a atividade, experimentaram na prática não só a direção de fotografia, como diversos aspectos de uma produção audiovisual como a execução do roteiro e plano de filmagem, produção, som, direção de arte, e direção de atores.

Experiência de cena

Cena do filme

Na imprensa

Diário Popular de MG

Curta Vitória a Minas II inicia gravação dos filmes
27/01/2023

A Voz do Piraqueaçu

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes em cidades capixabas e mineiras
02/03/2023

Hoje ES

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes em cidades capixabas e mineiras
01/03/2023

Ficha de Inscrição

Assine

* indicates required