Um Ponto Rotineiro

O poder de voltar no tempo guardado nas memórias. Agora, confrontada com o passado, decepcionada com o presente e assustada com o futuro, Laura decide fazer uma escolha e dá o primeiro passo.
Jaslinne Pyetra

Jaslinne Pyetra nasceu em 1995, em Aimorés, MG, mas sempre morou em Baixo Guandu, ES. Tem seis irmãs, quatro por parte de pai, duas por parte de mãe. Aos 22 anos, Jaslinne tornou-se mãe.

Estudante de Artes Visuais, ela também escreve roteiros, toca clarinete e gosta de atuar no palco embora nunca tenha estudado artes cênicas. Artista inquieta, sensível e observadora, capta a riqueza do cotidiano para transformar em arte.

Baseada em fatos reais, Jaslinne escreveu “Um Ponto Rotineiro”. A história é uma reflexão sobre como nossa realidade pode ser transformada a partir de uma mudança de pensamento e de atitude diante da vida.

Diário de Bordo

A chegada

A equipe visitante chegou a Baixo Guandu, ES, um dia antes do início previsto para as gravações. Da primeira reunião com a Jaslinne, para alinhar o planejamento, o grupo partiu para conhecer as possíveis locações. As primeiras cenas seriam filmadas no quarto e banheiro da personagem, Laura. O chafariz, na praça central da cidade, também será cenário de algumas cenas.
 
Leia mais sobre o filme e a diretora Jaslinne na sessão Fique por Dentro.

A sala que virou quarto que virou set de filmagens

Das opções possíveis, a sala da casa de Jaslinne foi escolhida para as cenas do quarto. Segundo a diretora de fotografia, Ana Rezende, o local tem uma boa luz natural para as cenas, que se passam no amanhecer e à noite. Além do espaço ser maior e acomodar bem a equipe e os equipamentos. A mãe da Jaslinne, Hosana, deu, claro, total apoio e sua sala virou, temporariamente, um set de cinema!

E não é que a equipe resolveu começar imediatamente as filmagens? Sala transformada e as gravações foram noite adentro.

Embaixo do chuveiro

A cena do banheiro foi gravada no segundo dia, na casa da Valquíria Gabler, a atriz que interpreta Laura, a adolescente introspectiva do filme. Valquíria é amiga da Jaslinne, tem 23 anos. Ela é atriz e modelo, mas também é enfermeira e doula! Apesar da idade, ela passa fácil por uma adolescente, não?

Noite na piscina

A noite do segundo dia foi na piscina. A locação foi o Espaço Oliveira, cedido por Sebastiana Dalpra da Cruz Benício, a Bah, dona do local. As cenas exigiram um esforço extra da equipe e do elenco. Ana Rezende, a diretora de fotografia, machucou o pé nos primeiros dias de filmagem e estava impossibilitada de entrar na água. Gustavo Louzada, que também é fotógrafo, ficou encarregado da operar a câmera embaixo d’água, orientado pela Ana.
 
Esta cena contou ainda com a atuação de Helena Pereira da Cruz, atriz mirim que interpreta a Laura quando criança. Laura adolescente e Laura menina se encontram várias vezes ao longo da história. Não é incrível a semelhança das duas?

Família e muitos amigos na estreia de Jaslinne

Baixo Guandu, ES - 08/07

Jaslinne com sua mãe, Hosana e o filho Bernardo; com a atriz protagonista do filme, Valquíria Gabler e Elisangela Bello, diretora do filme “Lia, entre o Rio e a Ferrovia”, estreou no dia seguinte; na plateia com o amigo Wandherllon Garcia, que colaborou durante as filmagens; e com amigos no final da sessão.

Duas atrizes, uma personagem

Baixo Guandu, ES - 08/07

Valquíria Gabler e a pequena Helena Pereira Cruz (de blusa rosa) que interpretaram a protagonista Laura quando jovem e quando criança.

Oficinas

Durante as oficinas, cada diretor filmou uma cena de seu roteiro usando colegas e professores como atores e técnicos. As filmagens ficaram por conta de Ana Rezende, professora e diretora de fotografia. Com a atividade, experimentaram na prática não só a direção de fotografia, como diversos aspectos de uma produção audiovisual como a execução do roteiro e plano de filmagem, produção, som, direção de arte, e direção de atores.

Experiência de cena

Cena do filme

Na imprensa

A Gazeta

‘Curta Vitória a Minas’ inicia gravações em cidades do ES e MG
05/03/2023

Folha do Litoral

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes, um deles em João Neiva
03/03/2023

Diário Digital Capixaba

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes em cidades capixabas e mineiras
02/03/2023

Colatina em Ação

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes em cidades capixabas e mineiras  
01/03/2023

A Voz do Piraqueaçu

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes em cidades capixabas e mineiras
02/03/2023

Hoje ES

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes em cidades capixabas e mineiras
01/03/2023

Ficha de Inscrição

Assine

* indicates required