Colatina, a Princesa do Rock

Quando o tempo corria lento às margens do Rio Doce, Colatina, a Princesa do Norte, foi uma das primeiras cidades capixabas a viver a rebeldia de uma geração barulhenta provocada pelo rock’n’roll cuja herança continua presente no estilo e modo de vida dos colatinenses.
Nilo Tardin

Nilo nasceu em 1955 em Bom Jesus do Itabapoana, RJ. Com um ano de idade mudou-se com a família para Colatina, ES. Escolheu o jornalismo quando viu um sujeito entrar num show mostrando apenas sua credencial enquanto ele estava na fila desde cedo. “É isso que eu quero ser”, pensou. “Já decidi, esse negócio abre portas”. Seu primeiro dia na faculdade foi também seu primeiro dia numa redação, ainda como estagiário.

A história do Nilo é a soma das suas duas paixões: o rock e o jornalismo. O documentário “Colatina, a Princesa do Rock”, conta como a cidade, berço da primeira banda de rock do Espírito Santo, a Jet Boys, mudou depois do surgimento do rock and roll.

— “Esse período trouxe uma mudança de comportamento. A música foi apenas o fio condutor. Mudança na moda, nos costumes. O rock trouxe o barulho da música. Somos uma geração barulhenta, até meu comportamento é barulhento. Essa é a atitude. Uma geração com atitudes contestadoras.”

Nilo criou e mantém em funcionamento, atualmente, o Diário Digital Capixaba (DDC), um portal de notícias do estado.

Diário de Bordo

Chegada a Colatina

Chegamos a Colatina na quarta, dia 29, e já nos reunimos com Nilo Tardin, o diretor. Na sequência, seguimos para aquele passeio de rotina pela cidade para visitar algumas das locações onde acontecerão as gravações nos próximos dias. Nilo está animado, o que não é novidade pra quem já o conhece!

Entrando no clima

À noite foram feitos alguns takes do LP que o Nilo preparou para, eventualmente, serem usados nos créditos ou abertura do filme. Já deu pra sentir qual vai ser o clima do filme só pelas imagens!

O Criador da Festa do Cafona

O primeiro entrevistado foi Bambam Negrelli, do Studio Young, grupo cultural fundado por ele. Negrelli falou sobre a Festa do Cafona, que começou no quintal de sua casa com 17 pessoas e se transformou num dos maiores eventos da cidade. A gente contou essa história aqui, em detalhes.

A reunião da banda The Jet Boys

Um dos momentos mais esperados dessas filmagens foi a reunião dos integrantes da primeira banda de rock do Espírito Santo, “The Jet Boys”, na tarde do segundo dia. Dizem alguns que a banda é a responsável pela alcunha de Princesa do Rock, da cidade de Colatina. Os 40 minutos previstos para a gravação dessa conversa, se transformaram em pelo menos 3 horas. Inicialmente o grupo seria formado apenas pelos “jet boys” Beto Pato Rouco, Jesse, Luiz Barbosa e Gil Ayô, fundador da banda junto com Romiques de Oliveira, o Mike, que faleceu em 2015; mas acabaram se juntando a eles Chico Rossi, que cedeu sua fazenda para a realização do Woodsrock colatinense, o Festrock; e Michel Zouain fundador da histórica boate Katmandu, nos anos 1970. Somados, foram mais de 400 anos de história do rock! 

Os pioneiros do rock em Colatina

Michel Zouain, dono da lendária boate Katmandu; Jet Boy Gil Ayô; Chico Rossi, anfitrião do Festrock; Nilo Tardin, o diretor; Jet Boy Luiz Barbosa; Jet Boy Jessé Guimarães; Moacyr Dalla, dono do Liverpub, e Jet Boy Beto Pato Rouco..

Clima de festival de rock

Colatina, ES - 07/07

Olhando para essas imagens, não parece um festival de rock? Dizem que Colatina tem o segundo pôr do sol mais bonito do mundo. O primeiro? Ninguém sabe ao certo. Foi nesse cenário que estrearam 2 filmes do circuito: “Colatina, A Princesa do Rock”, de Nilo Tardin, e “O Último Trem”, de Fabrício Bertone. Os dois nos levaram de volta ao passado, cada um para uma época diferente.

Elenco na platéia

Colatina, ES - 07/07

Nilo com Mariana de Lima, editora do seu filme e Patrícia Cortes, produtora de set; abertura da sessão com diretores e parte dos elencos; Marcia Stray, atriz de “O Último Trem”; o diretor Nilo com Lu Maravilha e, na sequência, alguns dos rockeiros “raiz”, de “Colatina, A Princesa do Rock”.

Oficinas

Durante as oficinas, cada diretor filmou uma cena de seu roteiro usando colegas e professores como atores e técnicos. As filmagens ficaram por conta de Ana Rezende, professora e diretora de fotografia. Com a atividade, experimentaram na prática não só a direção de fotografia, como diversos aspectos de uma produção audiovisual como a execução do roteiro e plano de filmagem, produção, som, direção de arte, e direção de atores.

Experiência de cena

Cena do filme

Na imprensa

Diário Digital Capixaba

Colatina é rock na veia!
25/04/2023

Diário Digital Capixaba

The Jet Boys: a semente do rock em Colatina- ES
24/04/2023

Colatina em Ação

Curta Vitória a Minas II grava último filme em Colatina
30/03/2023

Hoje ES

Curta Vitória a Minas II grava último filme em Colatina
29/03/2023

A Gazeta

‘Curta Vitória a Minas’ inicia gravações em cidades do ES e MG
05/03/2023

Diário Digital Capixaba

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes em cidades capixabas e mineiras
02/03/2023

Colatina em Ação

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes em cidades capixabas e mineiras  
01/03/2023

A Voz do Piraqueaçu

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes em cidades capixabas e mineiras
02/03/2023

Hoje ES

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes em cidades capixabas e mineiras
01/03/2023

Ficha de Inscrição

Assine

* indicates required