A Vila de Santa Cruz, em Aracruz (ES), foi a primeira cidade a receber a mostra do Circuito de Exibição do Curta Vitória a Minas II. A exibição aconteceu na Quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Santa Cruz” por conta do tempo com risco de chuva. O balneário marcou a história da segunda edição do projeto pois foi o lugar escolhido para a imersão de 15 dias dos autores capixabas e mineiros durante as oficinas audiovisuais realizadas em 2022.
A programação contou ainda com o lançamento da animação “A Concha me Contou” feita por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Nova Santa Cruz”. A obra inédita ganhou forma e cor durante as oficinas sobre a linguagem e as técnicas de animação realizadas pelo Projeto Animação Ambiental do Instituto Marlin Azul, em novembro de 2022. Os jovens diretores e seus familiares estavam bem ansiosos com a oportunidade de ver o filme que fizeram numa telona de cinema. E a alegria foi contagiante!!
Apesar do frio, a sessão foi bem calorosa com uma plateia muito animada por reunir a comunidade. Cerca de trezentos espectadores participaram da sessão. A caravana de cinema do Curta Vitória a Minas II apresentará nesta quarta-feira (05/07) a mostra de ficções e documentários no município de Ibiraçu. A sessão será realizada às 19h30, na Praça Pública do Bairro Ericina. A estrela da mostra desta noite é o documentário “Reciclando Vidas e Sonhos”, que tem roteiro, direção e produção da coletora de material reciclável, presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ibiraçu (Ascomçu), Ana Paula Imberti, moradora da cidade.
A caravana passará ainda por João Neiva, Colatina, Baixo Guandu, em terras capixabas, e depois seguirá para Aimorés, Ipatinga, Naque, Coronel Fabriciano e Nova Era, em Minas Gerais. O Curta Vitória a Minas II é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com a realização do Instituto Marlin Azul, Ministério da Cultura/Governo Federal.
Texto: Simony Leite Siqueira
Fotos: Gustavo Louzada