Santa Cruz

Manter a tradição sem perder a fantasia é o fio condutor desta obra baseada em fatos reais que mistura as cores encantadas da infância, o bailado do jogo de fitas, a magia das canções e as histórias contadas pela mãe da diretora durante as festas em devoção à Santa Cruz.
Rita Bordone

Rita de Cacia Bordone nasceu em 1963 em Bom Jesus do Galho, MG. A pequena Rita cresceu numa família de artesãos apaixonados pelas artes. O pai, lavrador, gostava de inventar brinquedos como o relógio de casca de laranja e o anel de cera de abelha. A mãe costurava, bordava e benzia quem desejasse curar os males do corpo e da alma.

Rita é graduada em Artes Visuais. Amante, conhecedora e observadora dos pássaros. Artesã colecionadora de objetos e ideias. Especializada em impressão têxtil botânica em utilitários. Sua arte é um olhar sobre o cotidiano em busca de novos significados para os elementos do dia-a-dia.

Vivendo em Ipatinga desde 1997, sua história, “Santa Cruz”, é uma homenagem ao gesto de sua saudosa mãe de pendurar em portas e janelas da casa, lá em Bom Jesus do Galho, cruzes de madeira decoradas com papel colorido, como um ritual de proteção, agradecimento e devoção mariana.

Diário de Bordo

Período de gravações: 08 a 10/02 de 2023

Pré-produção

As cruzes enfeitadas com papel crepom pela Mãe de Rita são os principais objetos de cena do filme “Santa Cruz”, de @rita.bordone. Tudo confeccionado antes de começarem as gravações, durante a pré-produção.

Elenco

Conheça nosso Elenco. Na foto 1, com a cruz colorida Luzia Di Rezende, que interpreta a mãe da Rita. Na foto 2, Rita (de preto) com as atrizes e atores que interpretam seus irmãos e ela própria: Catarina, a irmã caçula, Mariana, a autora quando criança, Antony e Caique, irmãos mais velhos. Na foto 3, novamente, Catarina, Antony e Caique.

Preparação do cenário

A manhã do primeiro dia foi dedicada a deixar a casa de D. Eva pronta para as gravações. Cada canto é arrumado pensando no direcionamento da câmera e o que ela vai captar no fundo. Assim como as ações dos personagens que também interagem com o cenário.

Comidas

Também a comida servida em cena foi preparada no set. Mesmo que nem sempre fosse comida de verdade!

A tarde do café da manhã

A cena era do café da manhã, mas levou praticamente o dia todo para ser filmada. Com 5 personagens atuando, cada fala ou detalhe exige várias tomadas, de diferentes ângulos. E haja disposição dos atores para repetir cada cena um monte de vezes!

O sítio de D. Eva e Seu José

Esse cenário lindo que virou, não só a casa da Rita na ficção, mas também a vila onde ela morou, é o sítio da Dona Eva e do Seu José (saiba mais sobre eles nesta matéria). No fim da tarde a produção contou ainda com um figurante temperamental, o cavalo, que acabou fugindo do set e teve que ser resgatado.

Cenas noturnas

O dia foi longo e ainda faltavam as cenas noturnas. Acontece que nem sempre dá para esperar a noite cair num set de filmagens. A produção, então, precisou “fabricar” a luz da lua com iluminação artificial na janela para que, dentro de casa, já fosse noite, quando Rita e seus irmãos ajudam sua mãe a desfolhar as cruzes do ano anterior para enfeitá-las novamente para a festa que está por vir. Antes de dormir quando, aí sim, já era noite, a sonhadora Rita olha o céu.

Passeio pela vila

O segundo dia de filmagens foi todo cenas externas, quando Rita passeia pela vila onde mora, contemplando as cruzes coloridas nas portas das casas. Apesar do calorão que fez o dia todo, o clima do filme é de sonho. Rita (a verdadeira), em homenagem e, ao mesmo tempo, agradecimento, convidou D. Eva e Seu José para uma participação especial no filme, na varanda de uma das casas. E o convite foi aceito na hora!

As cores do congado

A tarde do terceiro e último dia de gravações foi com o Congado Mirim Nossa Senhora do Rosário, em Ipaneminha, distrito de Ipatinga, MG. No filme, a personagem Rita se encontra com as crianças do congado e se encanta com outras muitas fitas coloridas.

Falamos mais sobre o Congado Mirim, nesta matéria.

Trilha sonora

Por último, mas não menos importante, à noite foi a gravação da trilha do filme com o coral do EJA da Escola Municipal Professor Mário Casassanta. O grupo interpretou lindamente a música que a mãe de Rita costumava cantar em casa.

Ufa! Missão cumprida

E foi isso! Encerramos com nossa equipe (quase) completa!

Cinema no Parque

Ipatinga, MG - 12/07

Sessão lotada no cinema montado dentro do Parque Ipanema, em Ipatinga. Na segunda foto, Rita e a sobrinha Mariana, que a interpreta no filme; e na foto seguinte, a atriz Luzia De Resende, que interpretou a protagonista, Dona Totinha.

Estreia de Santa Cruz, de Rita Bordone

Ipatinga, MG - 12/07

Talvez o momento mais esperado seja o elenco reunido no palco para a apresentação do filme, antes da exibição. A noite teve ainda as presenças ilustres de Ademir de Sena e Patrícia Araújo, também diretores do Curta Vitória a Minas II.

Oficinas

Durante as oficinas, cada diretor filmou uma cena de seu roteiro usando colegas e professores como atores e técnicos. As filmagens ficaram por conta de Ana Rezende, professora e diretora de fotografia. Com a atividade, experimentaram na prática não só a direção de fotografia, como diversos aspectos de uma produção audiovisual como a execução do roteiro e plano de filmagem, produção, som, direção de arte, e direção de atores.

Experiência de cena

Cena do filme

Na imprensa

Rádio Mundo Melhor

Leste de Minas recebe gravações do projeto Curta Vitória a Minas II
16/02/2023

Portal N

Artista ipatinguense tem história contada no projeto Curta Vitória a Minas
09/02/2023

Diário Popular de MG

Tribuna acolhe primeiro dia de gravação de curta “Santa Cruz”
09/02/2023

Silmara de Freitas

Artista ipatinguense tem história contada no projeto “Curta Vitória a Minas II”
09/02/2023

Carta de Notícias

Artista ipatinguense tem história contada no projeto “Curta Vitória a Minas II”
09/02/2023

Diário Popular de MG

Vale do Aço recebe gravações do Curta Vitória a Minas II
04/02/2023

Diário do Aço

Curta Vitoria a Minas Grava em Cenário Na Zona Rural de Ipatinga
12/02/2023

Ficha de Inscrição

Assine

* indicates required