O T-Rex e a Pedra Lascada

No Condado da Lua corre uma lenda antiga sobre um espírito guardião adormecido na raiz de uma árvore à beira do rio. Ganga, Tule e Dara descobrem uma forma de despertá-lo.
Luã Ériclis

Luan Ériclis nasceu em 1995, em João Neiva, ES. Ele é o primeiro da família a completar o ensino médio, uma graduação e uma pós-graduação. Aos 17 anos, foi estudar Ciências Biológicas, na UFES, no norte do estado. Lá, estudou também teatro de rua e teatro de palco nas atividades de extensão universitária.

Da combinação da biologia com o teatro, nasceu o trabalho com a educação ambiental para valorização, proteção e fortalecimento social, ambiental e cultural das comunidades tradicionais, em especial, de populações ribeirinhas que vivem em áreas impactadas pela ação de projetos industriais.

A busca por sua história e raízes ancestrais, a natureza como fonte de inspiração, a transmissão de conhecimentos entre gerações e o reconhecimento do próprio poder, são elementos que compõem a história do Luan, “O T-Rex e a Pedra Lascada”.

Diário de Bordo

Pré-produção e figurino

Luã nos mandou estas imagens antes de começarem as gravações. Figurino e caracterização dos personagens, maquiagem, cenários e toda direção de arte no filme é criação coletiva de Luã, Connie dos Santos (@cazacon_) e Itamar dos Anjos (@dandarazumbi_).

Visita às locações

A principal locação do filme é o rio Piraqueaçu, no trecho onde existe uma raiz de gameleira que lembra, pela sua forma, a cabeça de um dinossauro. Foi em cima desta raiz, famosa na região, que Luã criou sua história que mistura misticismo, religiosidade e fantasia. Além das margens do rio, Mundo Novo, na zona rural de João Neiva, também será cenário de algumas cenas.

Figurino e maquiagem dignos de superprodução

A caracterização da personagem Dara, interpretada por Vitória, é de Itamar dos Anjos, artista plástico e mestre da cultura popular, que mesclou referências afro-indígenas na pintura e no figurino, composto de elementos naturais como galhos e flores.

Elenco em família

As duas mulheres que lavam roupa na beira do rio e são ajudadas pela personagem Ganga em uma das cenas, foram interpretadas por Adriana, a mãe do Luã, e Luciana, a tia. 

Dara recebe seus poderes

A cena em que Dara recebe seus poderes foi uma das primeiras a serem gravadas. Vitória, que interpreta a personagem Dara, tem 7 anos e é prima do diretor, Luã.

Ganga, Tule e Dara

Vitória, de 7 anos; Luna e Maitê, de 6 anos, passaram pra ticamente a tarde toda brincando/interpretando as personagesn do filme dentro do rio Piraqueaçu.

T-Rex encontra Dara

Hoje a Vitória, de 6 anos, que interpreta a personagem Dara, teve seu dia de estrela. Foram gravadas as principais cenas da personagem, quando ela encontra o dino-bumbá (dinossauro inspirado no boi-bumbá) que confere a ela poderes e uma missão. As cenas foram garvadas no Mundo Novo, na zona rural de João Neiva.

T-Rex e Ganga

Também foi dia de estrela para outra prima do Luã, a Vitória, de 7 anos. Ela também encontra o dino bumbá, interpretado por Capinero Abadá. A caracterização do personagem também é de Itamar dos Anjos com a colaboração de Connie.

A estreia da família do T-Rex

João Neiva, ES - 06 de julho de 2023

Luã chamou a família em peso para atuar em seu filme. E estava todo mundo na estreia, claro!

Oficinas

Durante as oficinas, cada diretor filmou uma cena de seu roteiro usando colegas e professores como atores e técnicos. As filmagens ficaram por conta de Ana Rezende, professora e diretora de fotografia. Com a atividade, experimentaram na prática não só a direção de fotografia, como diversos aspectos de uma produção audiovisual como a execução do roteiro e plano de filmagem, produção, som, direção de arte, e direção de atores.

Experiência de cena

Cena do filme

Na imprensa

O Ribanense

“O T-Rex e a Pedra Lascada” celebra ancestralidade e vínculos de afeto
10/04/2023

Diário em Foco

“O T-Rex e a Pedra Lascada” celebra ancestralidade e vínculos de afeto
10/04/2023

Acontece no RS

A aventura do set no meio da mata depois da chuva
03/04/2023

Quarteto Rádio Web

Gravações celebram o espírito das matas e das águas, em João Neiva
28/03/2023

Prefeitura de João Neiva

Gravações celebram o espírito das matas e das águas, em João Neiva
28/03/2023

A Gazeta

‘Curta Vitória a Minas’ inicia gravações em cidades do ES e MG
05/03/2023

Folha do Litoral

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes, um deles em João Neiva
03/03/2023

Diário Digital Capixaba

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes em cidades capixabas e mineiras
02/03/2023

Colatina em Ação

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes em cidades capixabas e mineiras  
01/03/2023

A Voz do Piraqueaçu

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes em cidades capixabas e mineiras
02/03/2023

Hoje ES

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes em cidades capixabas e mineiras
01/03/2023

Ficha de Inscrição

Assine

* indicates required