A produção do filme, e do projeto Curta Vitória Minas, é uma realização do Instituto Marlin Azul com patrocínio do Instituto Cultural Vale
Por Plox11/07/2023 17h01 – Atualizado há 3 dias
Coronel Fabriciano, uma das dez cidades engajadas no projeto Curta Vitória Minas II, prepara-se para transformar a Praça da Estação, localizada no coração da cidade, em um cinema a céu aberto. Na noite de sexta-feira, 14 de julho, às 19h30, a cidade vai acender a tela para uma sessão gratuita e aberta ao público.
A atração principal da noite será o filme “Um Olhar para Maternidade”, conduzido pela diretora Patrícia Azevedo, uma nativa de Coronel Fabriciano. O filme, produzido em abril deste ano, foi criado em colaboração com a comunidade local e com o suporte da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura.
O Instituto Marlin Azul é responsável pela produção do filme e do projeto Curta Vitória Minas, contando com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, sob a Lei de Incentivo à Cultura.
Bia Antunes, que lidera a coordenação de Cultura em Coronel Fabriciano, expressa seu convite à população para prestigiar o evento. Ela destaca que esta é uma iniciativa de valor inestimável, uma vez que oferece à população das cidades próximas à Estrada de Ferro Vitória a Minas a chance de contar suas próprias histórias através da produção de filmes, registrando assim a memória, os costumes e características destes locais. Antunes incentiva os fabricianenses a se identificarem e a se conhecerem melhor por meio desta obra.
O filme faz parte de uma série de ficções e documentários criados pelos habitantes das cidades que cresceram nas cercanias da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
A preparação para a exibição inclui uma grande tela de 8×6 metros, projetores, sistema de sonorização e 200 cadeiras, prontas para acomodar os espectadores locais.
O percurso do Curta Vitória Minas II está levando o cinema até os municípios para estrear os filmes nas comunidades que serviram de cenário para as histórias. O objetivo é valorizar cada município, destacar seus talentos, ressaltar suas belezas e trazer à tona as histórias de cada localidade participante.
Para a exibição do filme em Fabriciano, a Prefeitura também estendeu seu apoio, reforçando a relevância cultural da iniciativa.